sexta-feira, 1 de abril de 2011


Este vídeo é fantástico! Ele comprova que disciplina, trabalho em equipe e treino trazem excelentes resultados!

AVALIAÇÃO - Parte II

Critérios sócio-afetivos:

Serão observados em ambiente de sala de aula através das intervenções dos alunos, do seu comportamento, seu empenho, trabalhos de casa, faltas de material, assiduidade e pontualidade, trabalhos de grupo e de pesquisa. Estes critérios poderão fazer parte da ficha avaliativa mencionada na postagem AVALIAÇÃO - parte I.

􀂾 Traz o material necessário para aula;

􀂾 É assíduo e pontual;

􀂾 Cumpre as tarefas propostas;

􀂾 Respeita os outros;

􀂾 Ajuda na realização das atividades;

􀂾 É atento;

􀂾 Participa (acompanha, questiona, responde);

􀂾 É persistente;

􀂾 Demonstra capacidade de realização;

􀂾 É disciplinado;

􀂾 É confiante;

􀂾 Procura soluções/tem espírito de iniciativa;

􀂾 Dinamiza as atividades (é voluntário, intervém, resolve);

􀂾 Tem espírito de observação;

􀂾 Confronta opiniões.

terça-feira, 29 de março de 2011

Ele era um ESCOTEIRO!


"Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!"

"O escoteiro sorri na desventura"

Ele partiu para o Grande Acampamento.
José de Alencar foi um grande homem, um exemplo de lealdade, procurava andar ao lado da verdade e não tinha medo do futuro!
Em sua vida pública foi visível a presença da Lei Escoteira, admitida como código de conduta para quem é escoteiro.

Lei Escoteira:

  1. O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida.

  2. O Escoteiro é leal.

  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

  5. O Escoteiro é cortês.

  6. O Escoteiro é bom para os animais e plantas.

  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Que seu exemplo de luta e coragem estimule a muitos!!!

Nós escoteiros sabemos que o importante não é a hora da morte, mas o legado de vida que vamos deixar nesta terra!

Incêndio no Palácio Universitário -Rio de Janeiro


É uma grande perda cultural e educacional...

O "Palácio Universitário", prédio néoclássico do século XIX, sedia o campus Praia Vermelha da UFRJ, localizado em Botafogo na Zona Sul do Rio, ao lado do Pão de Açúcar. Era o antigo Instituto de Psiquiatria Pedro II.

O Palácio Universitário foi construído no século XIX, inicialmente como projeto de um hospital para doentes mentais, a Santa Casa de Misericórdia. Com a desocupação do local, em 1880, o engenheiro Paulo Freitas teve a idéia de construir ali o campus da primeira universidade brasileira. Em 1949, a Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi instalada no lugar em que funcionava o hospício. Mais tarde, o Palácio Universitário foi tombado como patrimônio nacional por seu valor histórico.
Atualmente o Palácio Universitário abriga a Escola de Comunicação, Instituto de Economia, Escola de Administração, Pedagogia, Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura e estava passando um processo de restauração.

O Prédio foi atingido por um incêndio de grandes proporções na segunda feira 28/02; até o momento os bombeiros não conseguiram apagar totalmente o fogo.

Para mim educadora é triste saber que a faculdade de Educação foi totalmente destruída, juntamente com o Fórum de Ciência e Cultura.

Quando você estiver no Rio de Janeiro não deixe de conhecer a UFRJ – Campus da Praia Vermelha.


Sala do Fórum de Cultura e Ciência

segunda-feira, 28 de março de 2011

O gestor pedagógico e a construção da escola inovadora

A gestão pedagógica, tem passado por um momento de reflexão e redefinição do seu papel no contexto escolar, pois ao dirigirmos nosso olhar para o desempenhar desta função dentro da escola, encontramos um profissional que muitas vezes tem clara consciência das suas responsabilidades e atribuições, mas que não consegue organizar plenamente seu trabalho e dar vazão a sua competência devido as urgências do dia-a-dia escolar.

É na escola, o espaço mais educativo da sociedade, que este gestor deve ter este momento de confrontação e de introspecção, de olhar para dentro de si, para suas ações, suas idéias e concepções, visando perceber-se e construir-se em sua função. Para tanto, fazemos a sugestão de uma metodologia de trabalho que pode auxiliar o gestor em sua ação e também contribuir para efetivação de um ensino de qualidade; esta metodologia é a pesquisa-ação, um tipo de pesquisa que envolve reflexão sobre a prática e uma conseqüente ação criativa, planejada e coletiva.

A pesquisa-ação apresenta um diferencial com relação aos outros tipos de pesquisa, pois sua construção tem a colaboração e a participação dos atores sociais, além é claro do pesquisador que neste caso é o próprio gestor,que não esta ali só para observar e compreender o ambiente, mas sobretudo para mudá-lo em direções que permitam a melhoria das práticas; a pesquisa-ação é um trabalho realizado coletivamente, e que apresenta como resultado final um aprendizado que pode produzir uma mudança social e multicultural benéfica à comunidade escolar.

Esta mudança social deve trazer à existência uma escola inovadora, com um gestor que, mais do que um líder da equipe docente, é um porto seguro onde os professores podem encontrar abrigo, apoio, incentivo, sugestões e críticas com visão de direcionamento; o gestor precisa oportunizar aos professores a visão do todo, possibilitando espaço para a auto-avaliação da práxis docente com suas contradições e posições assertivas.

Ao gestor pedagógico desta escola inovadora é delegada a função de organizar o trabalho coletivo dentro da escola, de forma interativa e direta com os professores, visando a qualidade do ensino, observando com eles (docentes) as intenções, as condições reais e possíveis, que auxiliarão a construção de um trabalho eficaz, e de forma indireta com os demais membros da escola.

Precisamos ter claro que o gestor sozinho não pode alcançar nenhuma mudança, pois esta precisa ser construída com os educadores sobre duas vertentes que se completam: a coletiva e a individual. A primeira porque se faz necessário consolidar uma equipe, unificando o que é fragmentado, para que seja construído um trabalho interpessoal e cooperativo. O segundo porque cada educador é um ser sócio-histórico, construído com seus próprios valores, sentimentos, idéias, medos, dogmas, dificuldades e facilidades que precisam ser considerados para uma melhor compreensão da sua prática.

É diante destas duas premissas que enfatizamos a importância do gestor ter uma boa formação pedagógica e de liderança, pois sua relação com os docentes é um processo de ensino-aprendizagem, que precisa transmitir autenticidade e segurança, ele tem que ter atitude e conhecimento das situações que acontecem na escola, pois a este profissional não cabe a omissão, ele precisa instaurar a percepção coletiva sobre as necessidades que levarão àsmudança, isto é, levar o grupo a ver aquilo que ele vê.

Apresentamos até este momento características de formação humana, mas não podemos nos esquecer que o gestor da nossa escola inovadora , também é um ser político, que precisa ter compromisso com as condições de trabalho na escola, conhecendo deveres e também direitos dos seus liderados, bem como as políticas públicas educacionais para que estas sejam estudadas e acompanhadas por todos no contexto escolar

domingo, 27 de março de 2011

AVALIAÇÃO - Parte I

Elimar Cristina Almeida de Lima Tolentino

Fique atento na hora de avaliar seu aluno...

Segue abaixo uma sugestão de elementos que precisam ser observados na hora de avaliar o rendimento e o desenvolvimento nas disciplinas de História , Geografia e Português – séries iniciais

É importante utilizar fichas de avaliação atualizadas diariamente ou semanalmente, os itens abaixo podem fazer parte da sua ficha avaliativa entre outros que você com certeza utiliza.

Critérios cognitivos:

v Memoriza/reproduz a informação;

Não de forma mecânica.

v Utiliza vocabulário específico da disciplina de H.G.P.;

Usar corretamente os termos .

v Identifica a informação em contextos variados;

A informação utilizada em diferentes situações.

v Analisa informações e suas interações;

Consegue ver o alcance da informação.

v Demonstra correcção linguística/técnica;

Falar e ler corretamente.

v Evidencia clareza de ideias;

Consegue posicionar-se.

v Reflete um espírito crítico;

Recebe e faz criticas inteligentes fora do senso comum.

v Seleciona informação;

Diferencia o útil do fútil.

v Relaciona informação;

Influência da informação no cotidiano.

v Demonstra funcionalidade;

Para que serve esta informação.

v Problematiza;

Pensamento elaborado.

v Aplica informação em novos contextos/resolve problemas.