Este espaço é para compartilhar experiências, conhecimento, artigos, e muito amor pela EDUCAÇÃO.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
AVALIAÇÃO - Parte II
Critérios sócio-afetivos:
Serão observados em ambiente de sala de aula através das intervenções dos alunos, do seu comportamento, seu empenho, trabalhos de casa, faltas de material, assiduidade e pontualidade, trabalhos de grupo e de pesquisa. Estes critérios poderão fazer parte da ficha avaliativa mencionada na postagem AVALIAÇÃO - parte I.
Traz o material necessário para aula;
É assíduo e pontual;
Cumpre as tarefas propostas;
Respeita os outros;
Ajuda na realização das atividades;
É atento;
Participa (acompanha, questiona, responde);
É persistente;
Demonstra capacidade de realização;
É disciplinado;
É confiante;
Procura soluções/tem espírito de iniciativa;
Dinamiza as atividades (é voluntário, intervém, resolve);
Tem espírito de observação;
Confronta opiniões.
terça-feira, 29 de março de 2011
Ele era um ESCOTEIRO!
"Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!"
Lei Escoteira:
O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é bom para os animais e plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
Incêndio no Palácio Universitário -Rio de Janeiro
É uma grande perda cultural e educacional...
O "Palácio Universitário", prédio néoclássico do século XIX, sedia o campus Praia Vermelha da UFRJ, localizado em Botafogo na Zona Sul do Rio, ao lado do Pão de Açúcar. Era o antigo Instituto de Psiquiatria Pedro II.
O Palácio Universitário foi construído no século XIX, inicialmente como projeto de um hospital para doentes mentais, a Santa Casa de Misericórdia. Com a desocupação do local, em 1880, o engenheiro Paulo Freitas teve a idéia de construir ali o campus da primeira universidade brasileira. Em
Atualmente o Palácio Universitário abriga a Escola de Comunicação, Instituto de Economia, Escola de Administração, Pedagogia, Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura e estava passando um processo de restauração.
O Prédio foi atingido por um incêndio de grandes proporções na segunda feira 28/02; até o momento os bombeiros não conseguiram apagar totalmente o fogo.
Para mim educadora é triste saber que a faculdade de Educação foi totalmente destruída, juntamente com o Fórum de Ciência e Cultura.
Quando você estiver no Rio de Janeiro não deixe de conhecer a UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
segunda-feira, 28 de março de 2011
O gestor pedagógico e a construção da escola inovadora
A gestão pedagógica, tem passado por um momento de reflexão e redefinição do seu papel no contexto escolar, pois ao dirigirmos nosso olhar para o desempenhar desta função dentro da escola, encontramos um profissional que muitas vezes tem clara consciência das suas responsabilidades e atribuições, mas que não consegue organizar plenamente seu trabalho e dar vazão a sua competência devido as urgências do dia-a-dia escolar.
É na escola, o espaço mais educativo da sociedade, que este gestor deve ter este momento de confrontação e de introspecção, de olhar para dentro de si, para suas ações, suas idéias e concepções, visando perceber-se e construir-se em sua função. Para tanto, fazemos a sugestão de uma metodologia de trabalho que pode auxiliar o gestor em sua ação e também contribuir para efetivação de um ensino de qualidade; esta metodologia é a pesquisa-ação, um tipo de pesquisa que envolve reflexão sobre a prática e uma conseqüente ação criativa, planejada e coletiva.
A pesquisa-ação apresenta um diferencial com relação aos outros tipos de pesquisa, pois sua construção tem a colaboração e a participação dos atores sociais, além é claro do pesquisador que neste caso é o próprio gestor,que não esta ali só para observar e compreender o ambiente, mas sobretudo para mudá-lo em direções que permitam a melhoria das práticas; a pesquisa-ação é um trabalho realizado coletivamente, e que apresenta como resultado final um aprendizado que pode produzir uma mudança social e multicultural benéfica à comunidade escolar.
Esta mudança social deve trazer à existência uma escola inovadora, com um gestor que, mais do que um líder da equipe docente, é um porto seguro onde os professores podem encontrar abrigo, apoio, incentivo, sugestões e críticas com visão de direcionamento; o gestor precisa oportunizar aos professores a visão do todo, possibilitando espaço para a auto-avaliação da práxis docente com suas contradições e posições assertivas.
Ao gestor pedagógico desta escola inovadora é delegada a função de organizar o trabalho coletivo dentro da escola, de forma interativa e direta com os professores, visando a qualidade do ensino, observando com eles (docentes) as intenções, as condições reais e possíveis, que auxiliarão a construção de um trabalho eficaz, e de forma indireta com os demais membros da escola.
Precisamos ter claro que o gestor sozinho não pode alcançar nenhuma mudança, pois esta precisa ser construída com os educadores sobre duas vertentes que se completam: a coletiva e a individual. A primeira porque se faz necessário consolidar uma equipe, unificando o que é fragmentado, para que seja construído um trabalho interpessoal e cooperativo. O segundo porque cada educador é um ser sócio-histórico, construído com seus próprios valores, sentimentos, idéias, medos, dogmas, dificuldades e facilidades que precisam ser considerados para uma melhor compreensão da sua prática.
É diante destas duas premissas que enfatizamos a importância do gestor ter uma boa formação pedagógica e de liderança, pois sua relação com os docentes é um processo de ensino-aprendizagem, que precisa transmitir autenticidade e segurança, ele tem que ter atitude e conhecimento das situações que acontecem na escola, pois a este profissional não cabe a omissão, ele precisa instaurar a percepção coletiva sobre as necessidades que levarão àsmudança, isto é, levar o grupo a ver aquilo que ele vê.
Apresentamos até este momento características de formação humana, mas não podemos nos esquecer que o gestor da nossa escola inovadora , também é um ser político, que precisa ter compromisso com as condições de trabalho na escola, conhecendo deveres e também direitos dos seus liderados, bem como as políticas públicas educacionais para que estas sejam estudadas e acompanhadas por todos no contexto escolardomingo, 27 de março de 2011
AVALIAÇÃO - Parte I
Fique atento na hora de avaliar seu aluno...
Segue abaixo uma sugestão de elementos que precisam ser observados na hora de avaliar o rendimento e o desenvolvimento nas disciplinas de História , Geografia e Português – séries iniciais
É importante utilizar fichas de avaliação atualizadas diariamente ou semanalmente, os itens abaixo podem fazer parte da sua ficha avaliativa entre outros que você com certeza utiliza.
Critérios cognitivos:
v Memoriza/reproduz a informação;
Não de forma mecânica.
v Utiliza vocabulário específico da disciplina de H.G.P.;
Usar corretamente os termos .
v Identifica a informação em contextos variados;
A informação utilizada em diferentes situações.
v Analisa informações e suas interações;
Consegue ver o alcance da informação.
v Demonstra correcção linguística/técnica;
Falar e ler corretamente.
v Evidencia clareza de ideias;
Consegue posicionar-se.
v Reflete um espírito crítico;
Recebe e faz criticas inteligentes fora do senso comum.
v Seleciona informação;
Diferencia o útil do fútil.
v Relaciona informação;
Influência da informação no cotidiano.
v Demonstra funcionalidade;
Para que serve esta informação.
v Problematiza;
Pensamento elaborado.
v Aplica informação em novos contextos/resolve problemas.