segunda-feira, 28 de março de 2011

O gestor pedagógico e a construção da escola inovadora

A gestão pedagógica, tem passado por um momento de reflexão e redefinição do seu papel no contexto escolar, pois ao dirigirmos nosso olhar para o desempenhar desta função dentro da escola, encontramos um profissional que muitas vezes tem clara consciência das suas responsabilidades e atribuições, mas que não consegue organizar plenamente seu trabalho e dar vazão a sua competência devido as urgências do dia-a-dia escolar.

É na escola, o espaço mais educativo da sociedade, que este gestor deve ter este momento de confrontação e de introspecção, de olhar para dentro de si, para suas ações, suas idéias e concepções, visando perceber-se e construir-se em sua função. Para tanto, fazemos a sugestão de uma metodologia de trabalho que pode auxiliar o gestor em sua ação e também contribuir para efetivação de um ensino de qualidade; esta metodologia é a pesquisa-ação, um tipo de pesquisa que envolve reflexão sobre a prática e uma conseqüente ação criativa, planejada e coletiva.

A pesquisa-ação apresenta um diferencial com relação aos outros tipos de pesquisa, pois sua construção tem a colaboração e a participação dos atores sociais, além é claro do pesquisador que neste caso é o próprio gestor,que não esta ali só para observar e compreender o ambiente, mas sobretudo para mudá-lo em direções que permitam a melhoria das práticas; a pesquisa-ação é um trabalho realizado coletivamente, e que apresenta como resultado final um aprendizado que pode produzir uma mudança social e multicultural benéfica à comunidade escolar.

Esta mudança social deve trazer à existência uma escola inovadora, com um gestor que, mais do que um líder da equipe docente, é um porto seguro onde os professores podem encontrar abrigo, apoio, incentivo, sugestões e críticas com visão de direcionamento; o gestor precisa oportunizar aos professores a visão do todo, possibilitando espaço para a auto-avaliação da práxis docente com suas contradições e posições assertivas.

Ao gestor pedagógico desta escola inovadora é delegada a função de organizar o trabalho coletivo dentro da escola, de forma interativa e direta com os professores, visando a qualidade do ensino, observando com eles (docentes) as intenções, as condições reais e possíveis, que auxiliarão a construção de um trabalho eficaz, e de forma indireta com os demais membros da escola.

Precisamos ter claro que o gestor sozinho não pode alcançar nenhuma mudança, pois esta precisa ser construída com os educadores sobre duas vertentes que se completam: a coletiva e a individual. A primeira porque se faz necessário consolidar uma equipe, unificando o que é fragmentado, para que seja construído um trabalho interpessoal e cooperativo. O segundo porque cada educador é um ser sócio-histórico, construído com seus próprios valores, sentimentos, idéias, medos, dogmas, dificuldades e facilidades que precisam ser considerados para uma melhor compreensão da sua prática.

É diante destas duas premissas que enfatizamos a importância do gestor ter uma boa formação pedagógica e de liderança, pois sua relação com os docentes é um processo de ensino-aprendizagem, que precisa transmitir autenticidade e segurança, ele tem que ter atitude e conhecimento das situações que acontecem na escola, pois a este profissional não cabe a omissão, ele precisa instaurar a percepção coletiva sobre as necessidades que levarão àsmudança, isto é, levar o grupo a ver aquilo que ele vê.

Apresentamos até este momento características de formação humana, mas não podemos nos esquecer que o gestor da nossa escola inovadora , também é um ser político, que precisa ter compromisso com as condições de trabalho na escola, conhecendo deveres e também direitos dos seus liderados, bem como as políticas públicas educacionais para que estas sejam estudadas e acompanhadas por todos no contexto escolar

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom ........continue, bom assunto para quem está na área.

Unknown disse...

Foi lá que terminei meu curso.
Meu coração partiu quando vi o incêndio.
Vale a pena visitar, deveria ser passeio obrigatório!
Salete