quinta-feira, 16 de junho de 2011

Onde está o ENCANTAMENTO?

Ser professor não é para qualquer um ou um qualquer!

Neste post não quero ser genelarista, em respeito a muitos colegas que são simplesmente fantásticos professores, mas quero falar de um assunto complexo e pouco debatido.

Por termos “um qualquer” em muitas salas de aula, encontramos alunos desanimados, professores extremante desgastados e uma aprendizagem doente.

É aqui que deposito meus questionamentos na falta de habilidade, de aptidão, de paixão pela educação que muitos professores demonstram ao longo de suas carreiras.

Quando se escolhe ser professor devemos tem em mente um objetivo claro: ENCANTAR, ou seja conquistar seu aluno, e digo por experiência própria que um aluno encantado é capaz de aprender tudo o que lhe for proposto, e mais, ele tem um compromisso com seu professor que o impele a participar, cooperar e criar.

Uma pena que esta HABILIDADE DE ENCANTAMENTO não esteja no currículo de nenhuma universidade.

Percebi que o desenvolvimento desta habilidade é uma escolha pessoal, no trabalho de formação de professores, ajudei e acompanhei muitos profissionais decididos a encantar seus alunos e o resultado foi fantástico.

Para ser um professor encantador é preciso saber que:

Um professor encantador organiza suas aulas, equilibrando seu tempo de exposição de conteúdos com o tempo de produção do aluno.

Um professor encantador compreende que a principal força de trabalho na escola deve ser o aluno, uma força de trabalho voltada primordialmente para a aprendizagem. Há professores que se descabelam, se estressam, se acabam, tentando fazer seus alunos produzirem, a verdade é que precisam aprender a serem impulsionadores da produção discente.

Algumas dicas para ajudar :

* Elabore um roteiro para cada aula e participe-o aos alunos;

* Fale para a turma;

* Dê instruções claras e provoque-os para saber se houve compreensão;

* Responda às questões levantadas pelos alunos;

* Peça registro de idéias discutidas;

* Escreva fatos, desenhe figuras, elabore esquemas no quadro e solicite o registro.

* Provoque os alunos a repetirem alguns pontos chaves das exposições orais utilizando tons diferentes de voz.

* Organize aulas criativas ( para cada 10 aulas 2 devem ser fora do comum), nem toda aula deve ser um espetáculo, mas uma aula desta deve gerar uma expectativa de desejo pela próxima.

* Use a tecnologia a seu favor.

* Faça seus alunos pedirem por suas aulas.

* Valorize as produções de seus alunos e estimule-os a produzirem mais e melhor.

Ser professor não é fácil, mas eu adooooooooooooooooooooro!