Leia o texto: Começando
uma conversa sobre currículo, de autoria de Regina Leite Garcia e Antonio
Flavio Barbosa Moreira.
O texto traz uma franca conversa sobre o currículo, com a
finalidade de promover uma reflexão sobre ele.
Os autores colocam a importância de se saber o que estamos
ensinando e a quem, pois por vários anos o currículo das escolas tem sido um
compêndio de conteúdos listados e organizados para serem trabalhados ao longo
do ano escolar, sem considerar a clientela a quem foi destinada.
Tendo o currículo como o conhecimento escolar sistematizado,
quer seja real, formal ou oculto, concebemos a sala de aula como um espaço de
ressignificação e de produção de novos conhecimentos, mas esta sala só assumirá
sua real função se houver um professor
mediador com diversos conhecimentos, que saiba fazer leitura da
realidade, com visão de mundo, com postura de critico social e com ampla
cultura gera; professor este que deveria ser formado para trabalhar com as
diferenças e pluralidade da sala de aula, formação esta que deveria vir das
Universidades, que ao invés de promover o surgimento de profissionais
reflexivos e pesquisadores, tem dispensado à sociedade professores que
reproduzem um sistema de ensino que não oportuniza a autonomia e nem a
cidadania.
Os autores fazer referencia a presença da secretaria de
educação como parceiras na escola e pela escola, estimulando a
conversa de compartilhamento de conhecimento com os professores que realizam
excelentes trabalhos em vez de tirá-los da escola para “prendê-los” nas salas da secretaria.
Por fim, a mudança na escola é uma obra feita com
colaboração de todos e que começa pela reflexão sobre a realidade que estamos
vivendo.