quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sugestão de leitura


      Leia o texto: Começando uma conversa sobre currículo, de autoria de Regina Leite Garcia e Antonio Flavio Barbosa Moreira.

O texto traz uma franca conversa sobre o currículo, com a finalidade de promover uma reflexão sobre ele.

Os autores colocam a importância de se saber o que estamos ensinando e a quem, pois por vários anos o currículo das escolas tem sido um compêndio de conteúdos listados e organizados para serem trabalhados ao longo do ano escolar, sem considerar a clientela a quem foi destinada.

Tendo o currículo como o conhecimento escolar sistematizado, quer seja real, formal ou oculto, concebemos a sala de aula como um espaço de ressignificação e de produção de novos conhecimentos, mas esta sala só assumirá sua real função se houver um professor  mediador com diversos conhecimentos, que saiba fazer leitura da realidade, com visão de mundo, com postura de critico social e com ampla cultura gera; professor este que deveria ser formado para trabalhar com as diferenças e pluralidade da sala de aula, formação esta que deveria vir das Universidades, que ao invés de promover o surgimento de profissionais reflexivos e pesquisadores, tem dispensado à sociedade professores que reproduzem um sistema de ensino que não oportuniza a autonomia e nem a cidadania.

Os autores fazer referencia a presença da secretaria de educação como parceiras na escola e pela escola, estimulando a conversa de compartilhamento de conhecimento com os professores que realizam excelentes trabalhos em vez de tirá-los da escola para  “prendê-los” nas salas da secretaria.

Por fim, a mudança na escola é uma obra feita com colaboração de todos e que começa pela reflexão sobre a realidade que estamos vivendo.