sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel

Quero parabenizar a profª Amanda Gurgel, pela coragem e sabedoria ao apresentar de forma clara e objetiva o quadro de decadência em que se encontra a educação no Rio Grande do Norte, mas quero também ressaltar que esta situação é nacional....o poder público fecha sua visão em números e se esquece das pessoas que fazem este pais crescer bem, a propaganda na TV fala em versos sobre um bom professor, mas nossos governantes esquecem de que um bom professor come, se locomove, se veste,, sustenta uma familia e também estuda.
O discurso da professora Amanda hoje é uma bandeira levantada por todos os professores do Brasil!
E para encerrar pasmem vocês, a governadora do Rio Grande do Norte Vilma de Faria é professora, o que torna a situação extremante vergonhosa....se esta senhora tiver vergonha!


domingo, 15 de maio de 2011

Bullying - O que é isso?

O termo bullying vem da palavra inglesa BULLY, que quer dizer "maltratar, ameaçar, valentão".

BULLYING é comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo encontrado nas relações entre pessoas.

Também denominado:

  • Brincadeira de mau gosto.
  • Só “zoação”.
  • “Zuera”.


QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS ?

VÍTIMA : é pouco sociável, sofre
repetidamente as consequências dos comportamentos agressivos de outros, possui aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, insegurança, baixa auto-estima, ansiedade e aspectos depressivos. Sente dificuldade de impor-se ao grupo.


AGRESSOR: pode ser de ambos os sexos. Tem caráter violento e perverso, com poder de liderança, obtido por meio da força e da agressividade. Na maioria das vezes é oriundo de família desestruturada, em que há parcial ou total ausência de afetividade. Apresenta aversão às normas; não aceita ser contrariado, geralmente está envolvido em atos de pequenos delitos, como roubo ou vandalismo.


ESPECTADORES : são alunos que testemunham a tudo, mas não tomam partido, não saem em defesa do agredido por medo de serem a próxima vítima. Também nesse grupo estão alguns alunos que não participam dos ataques, mas manifestam apoio ao agressor.

O QUE DEVEMOS FAZER PARA ACABAR COM ESTE CRIME?

•Aniquilar o silêncio entre os alunos.
•Olhar mais observador (professores e funcionários).
•Atentar para quaisquer sinais de violência .
• Evitar em sala de aula menosprezo, apelidos ou rejeição de alunos por qualquer que seja o motivo.
•Promover debates sobre as várias formas de violência, respeito mútuo e a afetividade.
•Ações concretas e não apenas conceituais.
•Transformar os espectadores em principais aliados.
•Evitar a todo custo atos agressivos, verbais ou não.
•Trabalho em equipe .

A prática do bullying é uma escolha por parte de cada pessoa.
Devemos orientar nossos alunos para que façam escolhas certas e construtivas.

Quero encerrar esta postagem com um video do FREE HUGS (abraços grátis), o jovem personagem que deu origem a esta campanha poderia ter escolhido maltratar todos ao seu redor devido a situação que estava vivendo.

Em 2004 Juan Mann acabava de voltar de Londres e se sentia sozinho. Seus melhores amigos estavam longe, seus pais tinham acabado de se divorciar, tinha terminado com sua namorada esua avó a quem ama muito estava gravemente doente.

Decidiu ir a uma festa e recebeu um abraço de uma desconhecida e disse que foi a melhor coisa de sua vida. Assim começou o FREE HUGS ( abraços livres ou abraços de graça).
Ele fez a escolha certa.