sexta-feira, 10 de junho de 2011

QUE CANÇÕES SÃO ESTAS?

Alguém já parou para refletir sobre o teor das canções infantis brasileiras?

São canções para acalmar ou aterrorizar uma criança?

Enquanto mãe sempre me preocupei com este tipo de canção, que evitava cantar para meus filhos principalmente antes de dormir, pois que criança consegue dormir depois de ser ameaçada com a presença de uma “cuca” que ira pegá-la se não dormir? E o que é pior, deixa um sentimento de abandono, pois o papai foi pra roça e a mamãe foi trabalhar, e quem ficará com o neném? E a canção Boi da Cara Preta...nem dá pra comentar.

E a violência declarada nestas canções?

Estamos constantemente reclamando da violência em nossa sociedade, mas apregoamos a violência às nossas crianças em forma de canção folclórica desde muito cedo.

Elas, as crianças, embora pequenas têm um alto poder de assimilação e de absorção do conteúdo destas canções que ensinamos em casa e na escola, e como cada criança é criada de um jeito, dentro de estruturas ou desestruturas familiares diversas, não conseguimos saber o que esta criança será no futuro, mas me preocupo com os significados que elas inconscientemente internalizam no presente.

Algumas canções são dignas de reflexão, como aquela que se atira um pau em um gato, mas ele não morre e a senhora “dona Chica” que observa a cena apenas se admira do miado do gato, não repreende o gesto violento de agressão a um gatinho com um pau.

E a briga do Cravo com a Rosa? Eles, representando um homem e uma mulher, se agridem a ponto de saírem feridos e despedaçados, e assim passamos uma triste mensagem de casais se agredindo, um tipo de comportamento que queremos longe de nossos filhos e dos nossos alunos.

E a canção “Marcha Soldado”, primeiro xinga de cabeça de papel a própria criança, pois geralmente quem canta e marcha é ela, que recebe a ameaça de ser presa se não marchar direito, na verdade esta canção passa a seguinte mensagem: você não deve errar pois será castigada, ora isto contraria toda a pedagogia, pois sabemos que o erro faz parte do caminho para o acerto, o erro precede o acerto, faz parte dos conflitos que favorecem a aprendizagem.

E aqui fica meu pedido, vamos ser mais criteriosos com estas canções, podemos trabalhá-las sim, mas com criticidade.

E quanto às mamães, pesquisem novas canções com letras doces, com mensagens que entrarão no subconsciente das crianças sem causar prejuízo futuro.