Autoria: Elimar Cristina
Habilidades a serem desenvolvidas com a realização do projeto:
Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras e sólidos geométricos;
Identificar objetos do cotidiano que tenham as formas dos sólidos;
Identificar com segurança arestas, vértices e faces dos sólidos;
Desenvolver o interesse e a criatividade nas atividades de construção dos sólidos;
Explorar e expor em grupos as informações aprendidas (socialização).
As novas tendências no ensino da Matemática valorizam a aprendizagem da Geometria , pois as crianças que trabalham com Geometria são mais organizadas, compreendem com mais rapidez mapas, gráficos e outras informações visuais.
O conceito geométrico e suas propriedades não são tão simples de serem compreendidos, daí a importância das crianças participarem de atividades variadas com figuras e sólidos geométricos, como pintar, montar, comparar, construir, medir construir, etc.
Ao proporcionar a vivência com a geometria, a escola estará trazendo um conhecimento útil para seus alunos, pois em todas as coisas encontramos formas geométricas.
O primeiro contato com a geometria se dará diretamente na prática, onde os alunos construirão os sólidos geométricos, tendo a oportunidade de explorar, tocar, errar, refazer, trocar idéias, ajudar o colega, traçar estratégias de construção criativas e diferentes das propostas, só depois desta primeira experiência será introduzido a teoria,o registro e os exercícios.
Da prática para a teoria pretende-se sistematizar as experiências e as estratégias a fim de compreender os conceitos, de maneira a favorecer a autonomia e a segurança dos alunos.
Motivar os alunos para o estudo da geometria e conseqüentemente da Matemática, vista por muitos como matéria difícil e chata;
Relacionar o cotidiano do aluno e seu meio com as formas e os sólidos geométricos;
Através das atividades práticas de construção de sólidos geométricos facilitar o entendimento dos conceitos do conteúdo em questão;
Perceber e identificar as figuras geométricas que utilizamos na construção dos sólidos geométricos;
Diferenciar formas arredondadas das formas planas;
Proporcionar a integração entre os alunos com atividades coletivas
4. CONTEUDOS:
Ø Sólidos geométricos
Ø Poliedros
Ø Superfícies planas e não planas
Ø Arestas, vértices e faces
Ø Figuras geométricas
5. METODOLOGIA:
5.2.- os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo através da manipulação de objetos (caixas cubos, caixas de erva de tereré, bolas, embalagens cilíndricas de batata frita, caixas de fogos) que serão tocados, percebidos, investigados e trocados entre os grupos;
5.3 – cada grupo exporá para a sala como percebeu ou reconheceu os objetos;
5.4.- os alunos construirão os sólidos geométricos utilizando massinha de farinha de trigo e palitos de dentes, neste momento faremos a troca de informações sobre o que cada palito (aresta) e cada pedaço da massinha
(vértice) representará em nosso trabalho;
5.5- depois de construídos os sólidos, os alunos preencherão a ficha de identificação do sólido com as informações sobre eles (nome, nº de arestas, nº vértices, nº faces e que objetos são semelhantes no cotidiano);
5.6- de posse destas informações faremos registros sobre o conteúdo no caderno;
5.7- na sala de informática os alunos em duplas realizarão 3 atividades relacionadas aos conteúdos, todos desenvolvidos no programa PAINT (conforme planejamento para uso da sala de posse da instrutora Laiza), a saber:
Ø Cruzadinha
Ø Identifique e ligue
Ø Releitura , desenho e pintura (cubo e pirâmide de base quadrada)
Todos as atividades dos alunos serão salvas em suas respectivas pastas.
5.8 – turismo geométrico: faremos um passeio investigativo pela escola identificando as formas geométricas que formam sólidos geométricos e registramos;
5.9 – em sala, os alunos direcionados pela professora, relacionarão todas as informações colhidas em forma de cartaz em alto relevo.
Observação do processo organizador de cada um na construção tridimensional, nos registros e exposição em grupo;
Criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto;
A produção dos alunos :
Ø Construção com massinha de trigo e palito de dentes
Ø Execução dos exercícios na sala de informática
Ø Registro nas fichas de identificação dos sólidos
Ø Cartaz tridimensional (turismo geométrico)
Exposição oral do grupo listando as características dos objetos com formas geométricas investigados em sala.
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
- D’AUGUSTINE, Charles. Métodos modernos para o ensino da Matemática. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico
- NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. São Paulo , Ática
A execução do projeto foi como planejado, e despertou os alunos para a participação e cooperação nas atividades propostas.
Os alunos ficaram motivados a produzir e buscar o conhecimento através da atividade prática de construção de sólidos geométricos.
Fizeram a assimilação do conteúdo e foram além dos conceitos propostos no projeto.
O turismo geométrico mostrou que os conteúdos foram apreendidos e que os alunos construíram a relação com o cotidiano.