terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gincana turma DEZ

GINCANA TURMA DEZ


Ao pensarmos em uma gincana para uma escola, pensamos em dois elementos principais: a coletividade e a solidariedade. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.

Queremos ressignificar o pensamento que nossos alunos tem sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias.

O que está por trás da GINCANA TURMA DEZ é a ação coletiva e solidária de uma turma de alunos em torno de uma busca comum: a conservação e fortalecimento da amizade. Precisamos impactar nossa sociedade com relacionamentos verdadeiros e sinceros entre colegas de classe.

Por isso, existe a orientação para que seja uma gincana que envolva toda a turma.
A gincana é um convite à uma correria fraterna, cada um sai do seu mundo e decide lutar coletivamente para cumprir todas as tarefas.Correria tem tudo a ver com adolescentes e se torna um excelente momento de construção de conceitos como organização, divisão de tarefas e coletividade.

É imprescindível em cada prova da gincana a torcida da turma, que ganhará 5 pontos pela participação eufórica e estimulante em todas as provas.


PROVAS – Serão ao todo dez provas e todos os alunos da turma deverão participar.

O organizador deverá envolver o maior número de professores possível, o ideal é que cada prova seja responsabilidade de um professor.

As turmas deverão ser estimuladas a se organizarem para realização das provas, é claro que os professores deverão ficar atentos para que não aja descriminação de ninguém. Se a turma tem 30 alunos todos deverão participar. Esta gincana oferece a oportunidade para os alunos demonstrarem as várias habilidades de uma turma.

Segue abaixo uma sugestão de provas para ensino fundamental II, podem ser modificadas e reinventadas conforme as necessidades e idades da sua clientela.


Sugestão
1 BASQUETE / 5 arremessos / 3 ptos cada acerto
2 AGILIDADE / Vestir todas as roupas da mala em 2’ /10 ptos missão cumprida em 2’
3.DENTRO D’ÁGUA / Tirar da piscina as 5 maçãs em 1’ e 50”, sem usar as mãos 5 ptos cada maçã
4 BOLA AO ALVO / Chutar a bola dentro de um bambolê – marcar gol-lê 6 bolas / 3 ptos cada acerto
5 PEGA ÁGUA / Lançar e aparar balões cheios d’água em bandejas-2’ 5 balões cheios de água /3 ptos cada
6 BOA FORMA / Desenvolver o maior nº de exercícios físicos em 2’ Cada exercício diferente/ 3 ptos
7 CÁLCULOS / Resolver 5 exercicios em 10’/Desafios matemáticos/ Cada acerto 5 ptos
8 INTERPRETAÇÃO DE CHARGE / Responder 5 questões de interpretação de charge em 10’/ Cada acerto 5ptos
9 APRESENTAÇÃO MÚSICAL / Cantar uma canção acompanhada por instrumento/ 15 ptos missão cumprida
10 QUIZZ / Responder 10 questões sobre atualidades, cultura e tecnologia /3 ptos cada acerto

Não esqueça de organizar todo o material para as provas com antecedência, envolva também os inspetores de aluno que podem auxiliar tanto nas provas quanto na organização do material.

Vamos movimentar nossas escolas!!!!!!

Nenhum comentário: