sexta-feira, 15 de abril de 2011

A FAMÍLIA COMO A PRIMEIRA ESCOLA

As mudanças são constantes e inevitáveis.

Vivemos em uma sociedade em constante mudança, presenciamos isto na tecnologia, na economia, na educação, na cultura, na política e também na família.

Mas existem alguns valores que não podem mudar, entre eles podemos citar um extremamente importante e fundamental para o equilíbrio da sociedade atual: A FAMÍLIA COMO PRIMEIRA ESCOLA.

A família é o primeiro ambiente de aprendizagem por onde o ser humano passa, onde serão construídos valores que o seguirão por toda sua vida, é no ambiente familiar que será moldado o caráter do futuro cidadão, “nem quando envelhecer se desviará dele”.

É no seio da família que o ser humano agrega conhecimentos que o levarão a respeitar o próximo, a consumir por necessidade e não por futilidade, a perceber a verdade como bem maior, a ser responsável por seus atos, a questionar com sensibilidade, a responder com sabedoria, a ouvir antes de falar, a planejar antes de agir, a cultivar bons hábitos alimentares, a ter uma higiene pessoal adequada, a utilizar o banheiro sem esquecer que os outros o utilizarão também, a não falar mal dos outros, ver o lado bom das situações, a cooperar, a valorizar, a reconhecer os próprios erros, a lutar pelo seus direitos...

Este conjunto de práticas é adquirido no convívio com os pais, que desempenham o papel de educadores, de formadores, daqueles que possibilitarão a criança um desenvolvimento harmônico da capacidade física, moral e intelectual.

Isto é indiscutível!!!

Mas como disse anteriormente a família tem passado por mudanças, e a mais trágica delas é a transferência de responsabilidade.

Por vezes nos questionamos e não conseguimos compreender porquê as crianças de hoje estão tão diferentes, e por que não assumir que estamos vendo crianças mal-educadas, incapazes de desenvolver-se adequadamente, pulando suas faixas etárias, querendo ser o que não são, passivos e inertes para certas coisas, exigentes para outras, imaturos e prepotentes em suas decisões, manipuladores, interesseiros, grosseiros, preconceituosos e descrentes.

A resposta para nossas questões é simples: a família tem procurado transferir para a escola regular uma FUNÇÃO INTRANSFERIVEL.

A escola certamente é um ambiente de aprendizagem, mas a criança precisa chegar à escola com um pré-requisito mínimo chamado de CIDADANIA FAMILIAR.

É na cidadania familiar que a família determina funções, papéis e a hierarquia entre seus membros, é também um espaço social de confrontação de gerações e onde os dois sexos (masculino e feminino) definem suas diferenças e as relações de AUTORIDADE. A família tem o dever de educar os filhos para o convívio social.

Base bibliografica: Quem Ama Educa. Içami Tiba

Assista a este fragmento de uma reportagem realizada sobre pais, filhos e educação...Nossas crianças precisam de atenção.


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